Matéria

O papel das proteínas no emagrecimento

Bruno Brown – Nutricionista – CRN 09101026

Quando falamos de dieta com alta de quantidade de proteína, geralmente sempre pensamos no objetivo de hipertrofia, porém, muitas pessoas esquecem ou não sabem que uma dieta rica em proteína também é essencial para quem quer perder gordura. Essa ideia de que a dieta certa para emagrecer é fechar a boca e passar fome é totalmente equivocada, a dieta correta para emagrecer é aquela que contém todos os nutrientes de uma forma equilibrada, que mantem seu metabolismo funcionando normalmente e que acima de tudo não te deixe com fome. Quem apenas fecha a boca para emagrecer, acaba ficando com fome, fraca, diminuindo a capacidade do metabolismo de queimar gordura, perde massa muscular, entre outros fatores negativos de uma dieta feita de forma equivocada.

Qualquer pessoa que deseja perder gordura de uma forma saudável, isto é, perder apenas gordura e o mínimo de massa muscular possível, deve ser consumir uma boa quantidade de proteína na sua dieta, a quantidade de massa muscular no seu corpo é responsável por grande parte do seu metabolismo de queima de calorias. Quanto mais massa muscular você possui, mais calorias seu corpo gasta diariamente para manter essa massa muscular, quem emagrece perdendo massa muscular, logo acaba diminuindo também o seu metabolismo basal. Por isso o consumo desse nutriente é tão importante nesse sentido, já que nossa massa muscular é formada pelas proteínas. Além da massa muscular, a proteína possui um grande efeito de termogênese alimentar, isso é, nosso corpo gasta mais calorias para digerir proteína do que qualquer outro tipo de macronutriente. O que acaba tendo, entre outros fatores, uma influência positiva na perda de gordura no final da dieta. Um efeito muito importante também é o fator saciedade, a proteína entre os outros nutrientes é aquele da a sensação de maior saciedade por um maior espaço de tempo. Logo uma refeição rica em proteína e fibra é uma ótima opção de refeição que vai te deixar com uma sensação de saciedade por um longo tempo, sensação essa que evita que você acabe comendo o que não deve.



As melhores fontes de proteínas magras, que são aquelas sem ou com baixa quantidade de gorduras são: Peixes, Frango, Ovos, Queijos magros, Leite desnatado, Frios magros entre outros. Proteína é sempre um nutriente essencial na dieta de qualquer individuo, principalmente para aqueles que querem perder gordura. Porém, carboidratos e gorduras também fazem parte da alimentação de forma equilibrada, não devemos cortar radicalmente nenhum deles.

Faça atividade física regularmente e se alimente corretamente com moderação.



« Voltar para matérias