Matéria

A realidade sobre as dietas milagrosas

Bruno Brown – Nutricionista – CRN 09101026

Quem nunca procurou por uma dieta milagrosa? Uma dieta que traria resultados maravilhosos em um curto espaço de tempo e sem muito esforço? Infelizmente, muitos ainda procuram esse tipo de resultado mágico e fácil. Por isso, cada vez mais surgem dietas da “moda”, dietas com nomes bonitos que prometem resultados fantásticos em curto prazo.

Milhares de revistas e livros são vendidos com essa falsa ideia, com nomes de dietas de tudo quanto é tipo, dieta com nomes de cores até com nomes de um alimento em especifico. Todos já passaram na rua e se depararam com alguma revista exposta na banca de jornal com matérias de capa do tipo: “Perca 10 quilos em 30 dias” ou “Perca 5 quilos em uma semana”.

Por um lado, não posso nem afirmar que isso não é possível, ainda mais porque perder apenas peso na balança é relativamente fácil, já que nosso corpo é constituído em sua maior parte de água. 5 horas em uma sauna poderia gerar uma perda de peso de até 5kg por exemplo.

Mas, com certeza não é isso que ninguém procura. Quando falamos de perda de peso, estamos falando de perda de gordura e manutenção de massa muscular, e essa manutenção de massa muscular é essencial em qualquer processo de emagrecimento. Além da perda, o outro passo é manter o peso, que pode ser até mais complicado do que perder, porque o nosso corpo se adapta fácil às modificações que fazemos em nossa estrutura corporal.



Não existe segredo, o seu corpo atual reflete o seu estilo de vida de anos e não o que você fez em uma semana ou em um mês. Tentar recuperar anos de uma vida sedentária e de má alimentação em poucos meses é inviável, as mudanças são gradativas. Toda perda de peso rápida é gerada em grande parte por uma desidratação, além de perda de massa muscular, problemas de saúde e dificuldade ainda maior para manter o corpo com esse peso, o que acaba entrando naquele velho problema do efeito “sanfona”. Nele, várias pessoas que procuram soluções rápidas vivem.

Treinamento, alimentação e um estilo de vida saudável é o que funciona para conseguir e manter um corpo bonito e saudável.

Dietas da moda são feitas para vender livros e revistas. Se quiser mudar o seu corpo e cuidar da sua saúde, procure profissionais habilitados para te auxiliar, como médicos, educadores físicos e nutricionistas.



« Voltar para matérias